A Região do Douro está na moda e um cruzeiro no Rio Douro é uma bela oportunidade durante a sua viagem. Descubra conosco as 5 barragens que você pode encontrar neste rio.

A Região do Douro está tão na moda! Todos os anos, milhares de turistas viajam para Portugal e certamente não querem perder a oportunidade de conhecer a Região do Douro e seu charmoso rio. Além disso, um cruzeiro no Rio Douro tem sido a opção mais escolhida nos últimos tempos.

Hoje, contaremos a história e todas as curiosidades de cada represa – conhecidas em Portugal como barragens - que você pode encontrar ao longo do rio. São cinco barragens, cada uma com características únicas. Viaje conosco agora!

Encontrando as represas do rio Douro

O rio Douro é um rio internacional, que sobe nas colinas de Urbion, na Espanha, e cobre cerca de 850 km até sua foz na cidade de Porto.

Ao longo de seu percurso, em uma extensão de cerca de 210 km em Portugal, foram construídas 5 barragens (Crestuma-Lever, Carrapatelo, Bagaúste, Valeira e Pocinho) que, graças aos seus bloqueios de navegação, permitem a realização de cruzeiros entre a foz do rio e a Barca D'Alva (fronteira espanhola).

Agora, vamos contar a história e curiosidades de cada represa... Bem-vindos ao rio Douro!

Represa de Crestuma-Lever

Esta foi a última represa a ser construída no rio Douro e foi construída entre 1978 e 1985. Com a construção desta represa os barcos podem, finalmente, fazer viagens neste rio, no lado nacional, entre Porto e Barca D'Alva.

Represa Crestuma-Lever, construída entre 1978 e 1985

O bloqueio de navegação desta represa tem 12 metros de largura e 90 metros de comprimento. A diferença no nível de água desta fechadura é de cerca de 14 metros. O portão a jusante abre e fecha em forma de livro.

No interior desta trava de navegação existem 4 pares de carros alegóricos de amarração em ambas as paredes e eles são usados para ajudar os barcos à medida que eles vão para cima ou para baixo.

Represa de Carrapatelo

Foi construída entre 1964 e 1971 sendo, assim, a primeira represa no rio Douro.

Represa de Carrapatelo, construída entre 1964 e 1971

O bloqueio de navegação desta represa tem cerca de 85m de comprimento e 12m de largura. A diferença no nível de água desta fechadura é de cerca de 35m e faz com que seja uma das barragens mais altas do mundo!

O portão a jusante desta represa está em forma de guilhotina e tem 12m de largura e 22m de altura. Pesa cerca de 150 toneladas. Dentro da fechadura há 8 carros alegóricos de amarração em ambas as paredes que seguem os barcos enquanto eles vão para cima ou para baixo.

Represa de Bagaúste

O bloqueio de navegação desta represa tem cerca de 85m de comprimento, 12m de largura e a diferença no nível da água é de 27m. O portão a jusante abre e fecha em forma de guilhotina. Dentro da fechadura há 3 carros alegóricos de amarração em ambas as paredes da fechadura que seguem os barcos enquanto eles vão para cima ou para baixo.

Represa de Bagaúste, construída entre 1967 e 1973

Represa de Valeira

Foi a terceira represa a ser construída entre 1971 e 1976.

Represa de Valeira, construída entre 1971 e 1976

O bloqueio de navegação tem 85m de comprimento, 23m de largura e a diferença no nível da água é de cerca de 32m. O portão a jusante abre e fecha em forma de guilhotina. Dentro da fechadura há 8 carros alegóricos de amarração em ambas as paredes da fechadura que seguem os barcos enquanto eles vão para cima ou para baixo.

Represa do Pocinho

Foi a 4ª represa a ser construída e foi construída entre 1978 e 1983. É colocado a cerca de 180km de distância da foz do rio, na cidade de Porto.

Represa de Pocinho, construída entre 1978 e 1983

O bloqueio de navegação tem 85m de comprimento, 12m de largura e a diferença no nível da água é de cerca de 20m. O portão a jusante abre e fecha em forma de livro. Dentro da fechadura há três carros alegóricos de amarração em ambas as paredes da fechadura que seguem os barcos enquanto eles vão para cima ou para baixo.

Viajando pela região do Douro...

Cruzeiros do Douro são uma oportunidade fantástica para contemplar a bela paisagem do Vale do Douro e desfrutar da incrível experiência de subir ou descer as barragens do Rio Douro!

Nesses momentos, todos os passageiros sentem uma grande emoção a bordo: todos caminham até o convés superior para tirar fotos e desfrutar da grandiosidade das barragens.

Experimente esse espetáculo inesquecível! Faça um cruzeiro no Douro e viva momentos emocionantes a bordo!

Não vê aquilo que procura?

Nós criamos excursões privadas e experiências sob medida para seus interesses de viagem, cronograma e orçamento.

Obtenha um orçamento grátis

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.