Torre de Belém: Patrimônio Mundial da UNESCO

Em 1983, a Torre de Belém, juntamente com o próximo Mosteiro de Jerenimos, foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO e hoje é um dos pontos turísticos mais importantes da capital portuguesa.

A Torre de Belém é Patrimônio Mundial da UNESCO

 

História da Torre de Belém

Durante as viagens portuguesas de descoberta, a defesa do próprio país não poderia ser negligenciada. Para proteger a cidade de Lisboa dos ataques, a Torre de Belém foi construída no início do século XVI em homenagem ao padroeiro da cidade, São Vicente.

Para proteger Lisboa, o rei João II elaborou um plano: três fortalezas na foz do rio Tejo tinham como objetivo proteger a cidade de avanços hostis. Essas três fortificações juntas formaram um triângulo, cada um com uma fortaleza por canto: o bastião de Cascais no lado direito da costa, que foi construído à esquerda de S. Sebastião da Caparica, e a Torre de Belém – a construção da qual foi encomendada por D. Manuel I.

Vista do rio Tejo da Torre de Belém

Com o passar do tempo e com a construção de novas e modernas fortificações, a Torre de Belém perdeu sua função de sistema defensivo. Nos séculos seguintes, a torre foi usada como um escritório aduaneiro, estação de telégrafo ou como um farol. Além disso, durante o governo de Portugal e em tempos de instabilidade política, foi usado como uma prisão política.

Projeto arquitetônico

A Torre de Belém está repleta de elementos de decoração do estilo manuelino, que foi influenciado pelas viagens de descoberta. Naufrágios envolvem o edifício e estão amarrados a nós elegantes, e ao lado de armillaspheres e cruzes da Ordem de Cristo, elementos da natureza enfeitam o edifício. Por exemplo, o famoso rinoceronte, provavelmente o primeiro do gênero a ser esculpido na Europa, pode ser descoberto na Torre de Belém.

Detalhes da Torre de Belém

 

Turismo

Uma visita à Torre de Belém não deve faltar ao visitar Lisboa. Maravilhar-se com as peculiaridades da arquitetura manuelina e apreciar a vista das janelas e varandas do bairro de Belém com seus pontos turísticos e especialmente a foz do Rio Tejo.

Vista da Torre de Belém na margem do rio Tejo.

Você gosta de viajar pela história e experimentar a cultura local?

Explore aqui outros Patrimônios Mundiais da UNESCO.

Raphael Kassel

O Raphael é natural do Rio de Janeiro e vive há três anos no Porto, onde cursou Relações Empresariais e realizou visitas guiadas com viajantes do mundo inteiro. Ele é apaixonado por viagens estilo "mochilão" e possui uma paixão inexplicável pelo mar.

Não vê aquilo que procura?

Nós criamos excursões privadas e experiências sob medida para seus interesses de viagem, cronograma e orçamento.

Obtenha um orçamento grátis

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.