Passeie pelos Jardins de Sintra, você ficará maravilhado com o seu misticismo, romantismo e magia. Descubra alguns dos jardins que não pode deixar de visitar!

Envolvendo a cosmopolita Lisboa, Sintra surge como uma adorável vila conhecida sobretudo pelos seus jardins românticos e inspiradores. Ninguém fica indiferente a eles, mesmo aqueles que dizem não ser românticos.

Descobrindo os Jardins de Sintra

Sintra é o lugar português perfeito para mostrar a biodiversidade, a sustentabilidade ambiental e as belezas naturais do país. Aqui estão alguns dos mais belos jardins do mundo, espalhados por vários parques naturais que não podem deixar de ser visitados nesta vila. Venha no nosso tour por Sintra e descubra o que torna estes jardins tão mágicos e românticos!

Vamos fazer um pequeno passeio pelo Parque de Monserrate, Parque da Pena e Parque da Regaleira. Três dos jardins mais impressionantes de Portugal. Vamos começar por Monserrate, que é reconhecido internacionalmente...

1. Parque Monserrate

Perto do centro histórico de Sintra, você encontra o Parque de Monserrate que possui jardins que parecem ter saído de um conto de fadas. Projetados pela mente romântica de Francis Cook, um milionário inglês, os jardins possuem espécies de todo o mundo e estão organizados por áreas geográficas de acordo com suas origens.

Por entre árvores exóticas, cachoeiras e lagos, não há lugar melhor para estar. Admirando até mesmo o menor detalhe, como uma abelha pousando em uma flor para coletar pólen, uma flor desabrochando, o sol entre as árvores, o solo e o cheiro característico de madeira.

O Palácio de Monserrate e o Parque se complementam para que o romantismo seja completo

Com incríveis cenários de encantamento e relaxamento, este jardim é certamente um dos mais ricos jardins botânicos portugueses. Devido a esta beleza única, ganhou o Prêmio Jardim Europeu como "O Melhor Desenvolvimento de um Parque ou Jardim Histórico" pela Rede Europeia do Patrimônio de Jardins (EGHN) e a Fundação Schloss Dyck.

2. Parque da Pena

Seguimos para o símbolo da vila, o Parque da Pena, onde se encontra o icônico Castelo da Pena. Construída num ponto alto da vila, distingue-se pela sua magnífica arquitectura com traços árabes e mouriscos, rodeada por uma imensa vegetação e conjuntos de várias espécies arbóreas.

Neste Parque, com 200 hectares, tudo é fantástico, desde os vários caminhos para caminhar, pontes, grutas, bancos de parque às simples fontes retiradas de cenários divinos.

Caminhando por este caminho apaixonado, você pode ver pequenas casas. Anos atrás, essas eram as casas dos guardas e servos do rei. Também poderá ver estufas e viveiros com camélias - a icónica flor de Sintra -, ‘rosas de cepas’ (um tipo específico de rosas raras) e obras-primas como estátuas.

O Jardim da Pena é o ex-líbris dos jardins de Sintra

É impossível não se apaixonar por este lugar, com tantas espécies de todo o mundo, principalmente as flores. Experimente apreciar suas singularidades, suas formas, seus odores e suas cores. Na verdade, é o centro mais importante da Paisagem Cultural de Sintra e está classificado como Património Mundial pela UNESCO.

3. Parque da Regaleira

Para além do seu magnífico jardim, a ‘Quinta da Regaleira’ é também um tesouro pelo seu majestoso e poderoso Palácio. Fica uma curiosidade para si: a diversidade da ‘Quinta da Regaleira’ é enriquecida com simbolismos de temas esotéricos. Sinta os mistérios e o suspense ao seu redor ... Eu já disse que esses jardins são mágicos!

Percorrendo os caminhos traçados pela vegetação e enormes árvores, percebemos que na parte baixa da ‘Quinta da Regaleira’ o jardim é organizado e cuidado, mas a subida parece mais selvagem, reflectindo um primitivismo ideal.

Indo em direção ao Palácio da Regaleira, percorremos o que parece ser o caminho de um rei e uma rainha. Aqui você quase sente que está sendo abençoado e protegido pelos deuses greco-romanos, estátuas tão perfeitamente alinhadas como Vênus, Orfeu, Dionísio, Fortuna, Hermes, Flora, Ceres e Vulcão.

A esotérica Regaleira é fascinante

Outro ponto de interesse que não podemos perder é o ‘Poço Iniciático’. É uma bela galeria subterrânea, afundando-se cerca de 27 metros no interior da terra, com acesso por uma monumental escadaria em espiral suportada por arcos e colunas. E se você olhar para baixo, poderá ver todos os pontos cardeais. É a melhor maneira de encontrar a si mesmo e (quem sabe?) O seu amor.

E então ... o que você acha? Estas são as nossas sugestões e acreditamos que são um destino perfeito. Eles são românticos e o melhor lugar para propostas de namoro ou casamento. Ou mesmo para coisas menores, como uma surpresa para a pessoa que você ama ou um simples passeio de mãos dadas. Não importa o que aconteça, entre as flores e o cenário romântico que envolve esses lugares, não acreditamos que o seu amor jamais poderia dizer não para você.

Não vê aquilo que procura?

Nós criamos excursões privadas e experiências sob medida para seus interesses de viagem, cronograma e orçamento.

Obtenha um orçamento grátis

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.