Hoje recorremos a um importante instrumento companheiro para cada refeição em Portugal: o vinho. Cada prato deve ser arredondado por um bom vinho. Assim como os pratos, os vinhos variam de região para região.

A seguir apresentamos os vinhos mais importantes e famosos de Portugal.

Vinhos do Norte

Vamos começar no Norte fértil do país:

Na região verde do Minho, o Vinho Verde, um vinho naturalmente leve e fresco, é cultivado. Com baixo teor alcoólico e, portanto, menos calorias, o Vinho Verde é frutado no sabor. Pode ser apreciado como um aperitivo leve ou pode ser servido com pratos equilibrados.

Continuamos até o Vale do Douro, região vinícola com a mais alta classificação portuguesa "Denominação de Origem Controlada" e na qual, além de excelentes vinhos tintos e brancos, o mundialmente famoso vinho do Porto é produzido.

Vinhedos no Vale do Douro

A Vila Real também vale a visita, conhecida pelo Palácio do Mateus e pelo seu vinho acrônimo. Os vinhedos próximos do palácio fornecem as uvas para este vinho rosé popular.

A região vinícola do Dão, com seus vinhos aromáticos, está localizada no centro-norte de Portugal, na província montanhosa de Beira Alta. Os vinhos brancos da região são frutados e equilibrados, os vinhos tintos encorpados.

Bairrada, uma área de grandes vinhos, é uma área ensolarada com uma suave paisagem montanhosa entre Aveiro e Coimbra. Há vinhos tintos, vinhos brancos aromáticos e espumantes, que são servidos como aperitivo ou para acompanhar a culinária regional.

Os barris de madeira contêm vinho do Porto enriquecido para amadurecer em adegas de vinho em Vila Nova de Gaia

 

Vinhos da região de Lisboa

Três vinhos diferentes com longa história e tradição são cultivados na região de Lisboa.

Em Bucelas, região que se estende pelas planícies alagadas do Rio Tronco e do Rio Bemposta, é produzido um vinho branco com aroma floral.

Na região de Colares, onde há uma vista de tirar o fôlego sobre o mar e a cordilheira Sintra, as videiras crescem em solo arenoso para um vinho tinto encorpado.

Por fim, fica o Carcavelos, onde está o berço de um dos vinhos de sobremesa mais famosos de Portugal – um vinho licor com aroma de amêndoas.

Ao sul de Lisboa fica a Península de Setúbal, uma região rica em cultura vinícola. O saboroso Moscatel, um vinho intensamente perfumado encorpado, é produzido lá.

Degustação de vinhos

 

Vinhos do Alentejo

O Alentejo, região seca no sul do país, também produziu excelentes vinhos com aromas frutados. Os vinhos brancos da região são em sua maioria leves, os vinhos tintos encorpados.

Madeira

O vinho da Madeira, cultivado na ilha da Madeira e conhecido mundialmente, é, como o vinho do Porto, forte. Devido a um longo processo de maturação do vinho no barril, ele ganha qualidade, consistência e valor. Os sabores do vinho da Madeira variam do doce ao seco.

Enoturismo

Para os amantes do enoturismo: Junte-se a nós em nossas rotas vinícolas de Portugal. Neste tour de 8 dias por Portugal, você pode testar os melhores e mais famosos vinhos do país enquanto viaja pelas rotas do Vinho Verde, Alentejo e Colares e visita quintas (vinícolas) ou caves (adegas de vinho).

Degustação em cave (adega) de vinho no Porto

 

Esperamos que você tenha escolhido o vinho certo para o seu prato, e nos vemos em breve com mais artigos sobre os sabores e delícias da mesa que Portugal nos oferece!

Raphael Kassel

O Raphael é natural do Rio de Janeiro e vive há três anos no Porto, onde cursou Relações Empresariais e realizou visitas guiadas com viajantes do mundo inteiro. Ele é apaixonado por viagens estilo "mochilão" e possui uma paixão inexplicável pelo mar.

Não vê aquilo que procura?

Nós criamos excursões privadas e experiências sob medida para seus interesses de viagem, cronograma e orçamento.

Obtenha um orçamento grátis

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.