De Cidades a Parques Naturais, Portugal possui uma grande variedade de paisagens para passeios inesquecíveis. Descubra as melhores 5 caminhadas agora!

Andando por locais incríveis...

Você gosta de bater perna? Caminhar é a melhor maneira de conhecer um destino. Caminhando entre os moradores, apreciando belas e inspiradoras paisagens. Além disso, você respira ar fresco, e estica as pernas.

Toda cidade tem aquela rua ou avenida você deve passar a passo, vamos dar-lhe o nosso top 5 passeios em destinos portugueses. Não seja preguiçoso e caminhe conosco!

1 - Porto: Da Ribeira até a Foz do Douro

Se você conhece um pouco sobre o Porto, sabemos que não vai se surpreender com a nossa escolha para a melhor caminhada nesta cidade. Partimos da típica Ribeira, onde você pode tomar um bom café da manhã com um cenário de tirar o fôlego do Rio Douro, e a charmosa cidade do outro lado da margem do rio, Vila Nova de Gaia.

Depois do seu adorável café da manhã, você pode continuar sua caminhada em direção à Foz, onde o Douro encontra o Atlântico. Com o Rio Douro você passará pela magnífica Igreja de São Francisco (que vale a pena uma visita), o edifício da antiga Alfândega, o Museu do Vinho do Porto, que você poderá visitar mais tarde - não fique tentado! - entre outros. Ao longo do caminho você encontrará mercearias, para comprar água, e pequenas lojas de artesanato se você quiser comprar algumas lembranças.

Agora continuamos nossa jornada! Continuando em frente, você passará pelo Museu do Carro Elétrico (aqueles bondinhos charmosos) que você pode visitar, e então você passará sob a Ponte da Arrábida, uma das seis pontes famosas sobre o rio Douro, chegando a este ponto você pode descansar um pouco em um jardim com um gramado verde e vívido. Mais perto da foz do rio Douro, depois de passar por um jardim de palmeiras, você finalmente terá chegado à praia de Foz, onde você pode ter uma boa refeição ou apenas tomar uma bebida refrescante enquanto você aprecia a vista para o mar.

Vista sobre o Rio Douro e o Porto

Falando no Porto, também podemos sugerir outra grande experiência de caminhada. Desfrute de um visual diferente desta cidade com nosso 1 Dia De Caminhada no Porto!

2 – Sintra: Palácio da Pena e Jardins

Nossa segunda cidade escolhida é Sintra. Você não concorda? Aqui devemos caminhar em direção ao ícone mais famoso de Sintra: o Palácio da Pena e seus Jardins. Através de trilhas naturais, você toma seu caminho para cima e para baixo nestas colinas apenas para perceber que isso é como se você tivesse entrado em um mundo encantado.

Este mundo encantado começa com uma floresta mágica onde você pode ver diferentes flores e espécies de árvores de todas as formas e tamanhos, de todo o mundo. Você passará por lagos fascinantes, pequenas cachoeiras e pontes, você pode sentar nos bancos ao longo do caminho para relaxar. Aproveite para apreciar toda essa beleza natural enquanto escuta o som dos pássaros cantando.

No topo, você encontrará o Palácio pena um autêntico castelo parecido com uma princesa com arquitetura extremamente colorida e única. Você passa pelos arcos de inspiração árabe do castelo e à frente você tem uma longa visita no caminho. Uma vez que você entrar, você vai se sentir como realeza, enquanto você admira as paredes pintadas e todos os diferentes azulejos coloridos em todo o palácio. Preste atenção à decoração meticulosa de cada quarto. Você vai se sentir como se estivesse em um sonho cheio de história!

Caminho florestal no jardim Sintra perto do famoso Palácio da Pena

O Jardim Palácio da Pena é um dos jardins mais bonitos da região, conheça-o em nosso Sintra de 1 dia, Cascais & Estoril Tour!

3 – Arouca: Caminho de Montemuro

É quase impossível visitar a região de Arouca e não desfrutar de um passeio em seu geoparque. Nossa sugestão é o Caminho de Montemuro a partir do Santuário Nossa Senhora no Monte através de um caminho florestal. Siga as marcas amarelas e vermelhas à frente e você terá uma vista panorâmica inesquecível sobre Bustelo. É como uma pintura. Perto do vale do rio Bustelo, você poderá ver os telhados de xisto cercados pelos terraços verdes.

Continuando nossa caminhada pela natureza passaremos perto de dois Parques Eólicos e capela de São Pedro do Campo para chegar ao Marco Geodésico da Pedra Posta, a localização mais alta de Arouca e um dos locais mais altos deste lado da Montanha de Montemuro com 1222 metros.

Descendo a colina você notará que no início, o caminho está bem delimitado, mas mais adiante será necessário percorrer rotas de pastores, de qualquer maneira, ambos os caminhos estão bem-sinalizados. Depois de atravessar o rio Bustelo estamos na aldeia. É hora de descansar em uma sombra, beber uma bebida refrescante e saborear lanches locais. Para terminar nossa caminhada você passará pela capela Bustelo, lindamente revestida em xisto, e então vamos para o Santuário da Nossa Senhora do Monte novamente.

Suba até a Serra de Montemuro

 

4 – Parque Nacional Peneda-Gerês

Agora vamos explorar o Parque Nacional Peneda-Gerês. Prepare-se! Estamos prestes a caminhar por uma região montanhosa no Noroeste de Portugal, então não se esqueça de trazer sapatos adequados. Esta foi a primeira área protegida criada em Portugal e a única classificada como Parque Nacional, o objetivo é valorizar as atividades humanas e os recursos naturais.

Em nosso passo no Parque Nacional de Gerês, você poderá apreciar os diferentes tipos de vegetação, árvores e flores. Se você tiver sorte, você pode até ver alguns dos animais que fazem deste ambiente suas casas... e respeitá-los, afinal, você está na casa deles.

Você também vai se deparar com alguns cursos d'água, campos e pastagens. Preste atenção porque a terra é bastante acidentada e tem muitas formações rochosas. No entanto, não perca a oportunidade de passar pelos Castelos do Laboreiro e Lindoso que, ao lado de monumentos megalíticos e testemunhos de ocupação romana, construíram a História do parque. Se você quer ficar mais aventureiro, cruze a linha e espie as atividades radicais que você pode fazer aqui ou, por outro lado, passe algum tempo relaxado nos termos e spa. Depende de você, você pode escolher!

Natureza nos Passadiços do Sistelo, Parque Nacional Peneda-Gerês

 

5 – Parque Montesinho

Por último, mas não menos importante, nosso top 5 termina com o Parque Montesinho. Um dos maiores parques naturais de um total de 12 no país. Localizado na Região de Trás-os-Montes, onde você pode subir até a Coroa ou Montesinho e testemunhar vistas absolutas de tirar o fôlego.

Percorrendo os arredores da aldeia, admiraremos cavernas neolíticas, fornos antigos e o moinho. Na aldeia, você pode visitar uma casinha/museu que expôs alguns artefatos encontrados na caverna. Para visitar esta caverna pergunte pela Sra. Judite, todos na região a conhecem. Este lugar é considerado pelos moradores como uma fonte viva de histórias e experiências.

Continuando nossa caminhada você pode ver alguns veados e possivelmente um lobo. É lindo quando você não está acostumado a ver esse tipo de animais. Já em Vinhais perto da fronteira com a Espanha, depois de cruzar a nova ponte, continuaremos ao longo do rio até a ponte medieval onde o Verão você pode desfrutar de um banho agradável e refrescante.

Então, se você quiser explorar a Natureza e desafiar as leis da gravidade você pode visitar Montesinho. Mesmo que você só queira relaxar, Montesinho tem tudo.

Bela paisagem montanhosa no Parque Natural de Montesinho

Completamos nossos top 5 melhores passeios em 5 diferentes locais portugueses. Esperamos que agora você esteja pronto para arrumar suas coisas e vir descobrir essas caminhadas por si mesmo. Esperaremos para saber se corresponderam às suas expectativas. Você está pronto?

Não vê aquilo que procura?

Nós criamos excursões privadas e experiências sob medida para seus interesses de viagem, cronograma e orçamento.

Obtenha um orçamento grátis

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.