Como devem saber, Portugal é um país de diversidade excepcional.

Todo visitante, não importa os motivos que ele tenha para fazê-lo viajar para Portugal, encontrará algo de interesse aqui. Caminhantes e entusiastas de esportes, por exemplo, têm excelentes oportunidades para desfrutar da natureza. Além dos parques naturais e reservas, Portugal também oferece uma linha costeira, interminável, ao longo do Oceano Atlântico, que inclui as praias dos sonhos do Algarve. É claro que não podemos esquecer os fascinantes mundos insulares - Madeira e Açores.

Mas hoje gostaríamos de apresentá-los a um novo lado de Portugal: a nossa magnífica arquitetura!

Influências na arquitetura de Portugal

Portugal é a terra dos marítimos e exploradores - isso, naturalmente, também se refletiu na arquitetura. Cidades como Lisboa e Porto são dominadas por impressionantes estilos arquitetônicos. O estilo mais famoso é provavelmente o Manueline – o gótico português tardio. Outro estilo bem conhecido é o Pombalinismo, que se desenvolveu após o terremoto de 1755 e cujo nome se refere ao Marquês de Pombal, que iniciou a reconstrução de Lisboa.

Arquitetura de Lisboa

Em uma viagem à cidade para Lisboa, você tem a oportunidade perfeita para se maravilhar com os edifícios notáveis do estilo Manuelino. Durante o século XVI, as viagens de descoberta foram a fonte da maior parte da renda de Portugal. É por isso que há muitos elementos do estilo Manuelino que estão ligados ao mar, como corais, algas e natureza marinha. Uma imagem simbólica do estilo manuelino é o Mosteiro de Jerénimos, maravilhosamente localizado perto das margens do rio Tejo, na capital de Portugal.

Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa

Nas proximidades fica a impressionante Torre de Belém com sua arquitetura especial. Descubra esses magníficos edifícios ao lado de muitos outros exemplos desse estilo em uma viagem de um dia para Lisboa.

Torre de Belém, monumento declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO às margens do rio Tejo

 

Arquitetura do Porto

Além de Lisboa e do estilo Manuelino, há também a oportunidade de admirar a arquitetura impressionante da cidade do Porto. Não se esqueça de visitar a Casa da Msica. Projetada pelo famoso arquiteto holandês Rem Koolhass, esta casa de espetáculos musicais é um exemplo notável da arquitetura moderna.

Casa da Música, no Porto

Além desse esplendor moderno, você também pode descobrir muitas igrejas antigas, como a Catedral da Sé ou a Igreja de São Francisco, e edifícios como o Palácio do Bolsa, durante uma viagem à cidade ao Porto.

Palácio da Bolsa na cidade do Porto, em Portugal

 

Lisboa e Porto são apenas dois exemplos da arquitetura diversificada de Portugal. Em todo o país você encontrará arquitetura interessante, desde igrejas centensos até impressionantes fortalezas e palácios, até a arquitetura moderna. Vale muito a pena conhecer Portugal dessa forma.  Você definitivamente não vai se decepcionar!

 

Raphael Kassel

O Raphael é natural do Rio de Janeiro e vive há três anos no Porto, onde cursou Relações Empresariais e realizou visitas guiadas com viajantes do mundo inteiro. Ele é apaixonado por viagens estilo "mochilão" e possui uma paixão inexplicável pelo mar.

Não vê aquilo que procura?

Nós criamos excursões privadas e experiências sob medida para seus interesses de viagem, cronograma e orçamento.

Obtenha um orçamento grátis

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.