A Terceira é uma ilha incrivelmente bonita dos Açores. Descubra algumas coisas sobre a Terceira antes de viajar para lá!

É uma das nove Ilhas dos Açores e foi a terceira a ser descoberta. Você pode adivinhar qual? Isso mesmo! A Ilha Terceira! Localizada no ponto mais oriental das cinco ilhas do grupo central do arquipélago, a segunda mais populosa e, sua capital Angra do Heroísmo é a cidade mais importante desta ilha. Esta ilha tem uma variedade variada de atividades para oferecer a você como: esportes aquáticos, parapente, caminhadas, ciclismo, cavalgada e burro e até mesmo a possibilidade de conhecer as incríveis cavernas vulcânicas. Se você não é um grande fã dessas atividades mencionadas, podemos sempre escolher um jogo de golfe relaxante. Além de ser o destino perfeito para todos os tipos de atividades, tem outra vantagem incrível, sua beleza incomparável (dada pela Mãe Natureza) que felizmente é comum a todas as ilhas dos Açores. 

Você está pronto para começar nosso passeio pela ilha Terceira?

Terceira e Sua Capital Patrimônio Mundial: "Angra do Heroísmo"

Para começar a falar sobre "Angra do Heroísmo" precisamos voltar e explicar (como prometemos) a razão por trás do nome da ilha Terceira. Algum palpite?

Vamos explicar então... o primeiro nome da ilha era Ilha de Jesus Cristo; no entanto, o nome foi repensado e depois alterado. Depois de considerar que esta era a terceira ilha descoberta pelos navegadores portugueses, depois de Santa Maria e São Miguel, a ilha foi renomeada como Terceira, que em inglês significa A Terceira.

Terceira é a segunda ilha dos Açores mais populosa

Seguindo o nome da ilha, era importante eleger uma cidade para ser a capital. Concentrando o poder político, econômico e religioso para administrar a ilha. No  caso da Terceira, a cidade que ao longo do tempo reuniu esse poder foi "Angra do Heroísmo". Isso acabou sendo escolhido para se tornar capital da Terceira. 

Intitulada "Muito Nobre, Leal e Sempre Constante", Angra do Heroísmo, se estende por ruas estreitas, igrejas, palácios, casas imponentes, monumentos, praças e jardins, que várias gerações mantiveram preservada aos nossos dias, às vezes contradizendo a força da natureza.

Por todas essas razões, em 1983, a UNESCO reconheceu seu Centro Histórico como Patrimônio Mundial – foi a primeira cidade do país a estar na lista da UNESCO – o que reflete sua importância histórica e cultural.

Ao visitar Angra do Heroísmo você vai perceber que esta cidade reúne um rico patrimônio arquitetônico, uma das melhores Bibliotecas e Arquivos Públicos de Portugal, inúmeras capelas que testemunham a devoção popular e um passado histórico que a lança no que é hoje. Além de tudo isso, tem uma beleza natural esplêndida e o ofício que lhe dá identidade. A melhor coisa é ver todo esse paraíso com seus próprios olhos. Nossa sábia dica!

A Ilha Roxa

Você sabe que a Terceira é a ilha que tem a maior área de mata nativa no arquipélago? É verdade... Vamos começar com uma visita à Caldeira de Guilherme Moniz, uma cratera do Vulcão Morião. Localizado onde antes era o maior reservatório de água da ilha, há muito tempo estava coberto pelas lavas da erupção do Vulcão Algar do Carvão.  E desde então já passou cerca de dois mil anos.

Em um certo ponto você notará o contraste entre uma parte mais interior da ilha e os arredores. Por um lado, a parte interior é toda sobre a cor verde porque é uma área praticamente intocada pelo homem - o que significa que é tudo sobre a Natureza e grandes áreas de vegetação. Por outro lado, ao redor desta parte interior da ilha, você encontrará uma área muito mais humanizada onde a parte da cidade está localizada

Terceira também é conhecida como a ilha roxa

Assim, o que antes era todo verde (a parte interior da ilha) muda suas cores para uma mais roxa, por causa de uma flor muito comum (hortensia) deste lugar e também por causa das fachadas dos edifícios (principalmente em Angra do Heroísmo).

As Formas Vulcânicas

A atividade vulcânica deixou para trás peças mestras autênticas com formas peculiares e espetaculares e com o tempo os acessos foram construídos com facilidade e segurança, permitem que as pessoas visitem esses monumentos naturais. Destaque para aqui: o "Algar do Carvão" (Algar de Carvão), a Gruta do Natal e as "Furnas do Enxofre".

Mas do topo das montanhas e colinas, em mirantes estrategicamente posicionados, podemos absorver a imensão dos vulcões e entender como o homem os moldou.

“Caldeira de Guilherme Moniz”, Algar do Carvão, Açores

Para terminar nosso passeio vulcânico da melhor maneira possível, devemos desfrutar de paisagens de tirar o fôlego para nunca esquecer. Para isso, podemos subir o Morro do Brasil, um antigo vulcão que emergiu do mar, depois para a Serra do Cume e finalmente vamos espiar o "Miradouro do Facho" que oferece uma vista panorâmica sobre a Praia de Vitória e tudo ao redor. Mas lembre-se que há uma lista interminável de sites que podem oferecer-lhe vistas maravilhosas. Saiba mais aqui.

Agora, você está pronto para realmente ir lá? Acredite em mim você não vai se arrepender! As pessoas e seu sotaque são adoráveis e vão recebê-lo com uma calorosa recepção e porque - como tenho certeza de que você ouviu em algum lugar - uma imagem que vale mais de mil palavras!

Não vê aquilo que procura?

Nós criamos excursões privadas e experiências sob medida para seus interesses de viagem, cronograma e orçamento.

Obtenha um orçamento grátis

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.